top of page

Como você deve carregar o celular (URGENTE)

A gente vê muito por aí que o certo é que carregue até 80, 85%, que não pode atingir 100%, mas que também não deve ser menos que 20 ou 25%. Mas isso tem cabimento? Respeitando isso, a vida útil da bateria do meu celular vai ser prolongada? A resposta é sim, isso ajuda a preservar a saúde da sua bateria.



O que acontece é que as baterias hoje em dia funcionam por Ciclos de Carga. A cada Ciclo que você usa, é descontado do total. Por exemplo, vamos supor que sua bateria tem mil ciclos de carga. Ao completar um ciclo, desconta um e ficam 4.999 ciclos restantes, e assim por diante.


Quando o carregamento atinge 100%, a bateria entende que um novo ciclo está iniciando, por isso vai descontar 1 do total. E o mesmo acontece quando seu celular descarrega completamente. A bateria entende que aquele ciclo acabou e inicia um novo, descontando 1 ciclo do total.



Além disso, diferentes fabricantes informam no manual da bateria para mantê-la por volta de 20 a 80%. Então essa instrução junto com a ideia de que é contado um novo ciclo ao atingir 0% e 100%, gerou esse consenso de manter o carregamento por volta de 20 e 80% para manter a vida útil das baterias dos smartphones.

O celular descarregando completamente com frequência ou carregando completamente com frequência, vai fazer com que vicie? A resposta é não, mas a bateria vai ficar gasta e perder vida útil.


Vou explicar.

Não existe isso de bateria viciada. Antigamente, as baterias eram feitas de níquel que tem como característica o “efeito memória”, onde vai se perdendo carga depois de ter muitas cargas incompletas, ou seja, vai viciando. Mas as baterias atuais são feitas de lítio, que não tem esse “efeito memória” e não viciam.


O que acontece é que a bateria vai naturalmente se desgastando com o tempo ou com o seu mau uso, igual qualquer outro componente eletrônico. Mesmo não viciando, é legal cuidar da saúde da sua bateria para que ela dure por muitos anos e para que você consiga ter bastante autonomia. Quando o celular permanece na tomada mesmo depois de atingir 100%, a energia continua sendo transmitida ali, ajudando com o aquecimento da bateria que acaba sendo prejudicial ao longo prazo.


Outro fator que prejudica diretamente a saúde da sua bateria é um acessório negligenciado por muita gente. O carregador.

Nesse momento você já deve estar se perguntando se só pode usar o carregador original, se um paralelo danifica, mas isso depende.


O ideal é usar o carregador do seu celular porque ele é próprio para sua bateria, mas caso você perdeu, quebrou, aconteceu alguma coisa, pode usar um paralelo sim, mas desde que respeite a quantidade de amperes de entrada e de saída.


Se você pegar a caixinha do seu carregador original, lá tem uma etiqueta com algumas informações, incluindo quantos amperes tem a entrada e a saída da sua bateria. Caso precise comprar uma nova, verifique se esses valores batem. Assim você vai conseguir prolongar a vida útil da sua bateria.


Inclusive, mesmo se hoje seu celular hoje descarregando fácil, se você passa a usar um carregador com a quantidade correta de amperes para a entrada e saída, você vai sentir a diferença, principalmente em questão de autonomia, vai durar bem mais.



Se você quiser checar como está a saúde da sua bateria, é só entrar na parte de configurações de bateria do seu celular que sempre está lá a porcentagem da Capacidade Máxima, que é basicamente o quanto ela está operando numa escala de 0 a 100.


Agora é só seguir essas dicas para que sua bateria dure muitos anos e com uma boa autonomia.


Comentarios